OURO PRETO

Fundada no início do século XVIII, Ouro Preto é uma obra-prima da arquitetura e da arte colonial brasileira. De fato, a UNESCO a declarou Patrimônio da Humanidade por essas razões. Uma visita a Ouro Preto é uma volta no tempo histórico e nas realizações humanas do passado. A cidade tem treze grandes igrejas e numerosos monumentos e edifícios públicos. As mais espetaculares das igrejas são São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Pilar e Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias.

Outros locais importantes incluem a Casa dos Contos (antiga casa de fundição), o Museu da Inconfidência (que documenta o primeiro movimento de independência do Brasil), o Museu Mineralógico e o Museu do Oratório de classe mundial (com sua magnífica coleção de oratórios e arte sacra).

Uma grande síntese de história e arte. Eventos culturais, populares e religiosos são mais um motivo para visitar Ouro Preto. A feira de artesanato na praça da Igreja de São Francisco, os Festivais de Inverno, Jazz e Gastronomia, as procissões da Semana Santa e a Festa de Nossa Senhora do Rosário estão entre essas atrações especiais. Por último, mas não menos importante, a maioria dos restaurantes locais serve excelentes refeições baseadas em tradições culinárias regionais que refletem suas origens brasileiras, europeias e africanas.

Aqui os intrincados detalhes das construções e obras de arte refletem claramente a originalidade e autonomia dos artesãos e artistas que criaram este monumento de estilo barroco brasileiro. A pintura de Manuel da Costa Athaíde e as esculturas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, são exemplos vivos desse período de enorme inspiração criativa.

Atracões principais Igreja de São Francisco de Assis Igreja de Nossa Senhora do Pilar Museu do Oratório Museu de Mineralogia Casa da Ópera Museu Bolieu

A antiga mina de ouro do palácio

A Mina do Palácio Velho, faz parte de um dos mais antigos e produtivos complexos auríferos do século XVIII em Minas Gerais. Fica sob as ruínas do antigo Palácio do Governador. As estruturas utilizadas no passado por esta indústria ainda estão intactas, existem túneis, galerias, salões, lavabos, moinhos, escoramento. As escavações percorrem as paredes e tetos de suas galerias. Trabalhado pelos milhares de africanos escravizados que trouxeram essas técnicas de sua terra natal, criando assim as maiores produções de ouro do Brasil, que transformaram Portugal na mais importante economia europeia, naquele período.

Passeio de trem de Ouro Preto a Mariana

Composto por uma locomotiva a diesel e cinco vagões de passageiros, o trem tem capacidade para transportar 360 pessoas por viagem. Entre os vagões de passageiros – que mantêm o mesmo desenho dos trens originais, com interiores em madeira – o vagão panorâmico se destaca especialmente por sua estrutura transparente, que permite uma visão completa do cenário que passa. A viagem dura uma hora e meia e funciona às sextas, sábados e domingos.